3º Trimestre

– 27ª Semana – Apesar de estar protegido pelo vernix, seu bebê pode apresentar rugas até alguns dias após o nascimento. Estas rugas surgem porque durante toda a gravidez ele fica mergulhado no líquido amniótico. Seu rosto está mais definido, a cada dia que passa, com as feições que terá quando nascer. Veja mais aqui.

– 28ª Semana – Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. Veja mais aqui.

– 29ª Semana – A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele, continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem se mover nas órbitas. O bebê se torna sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Veja mais aqui.

– 30ª Semana – Seu bebê está muito atento ao ambiente em que se encontra e já sente a presença da luz. Apesar de pensarmos que o útero é um lugar escuro, na verdade ele não é. Dependendo do ambiente em que você se encontra, o útero pode estar claro ou escuro. Veja mais aqui.

– 31ª Semana – Seu bebê está ficando com a pele mais clara, devido aos depósitos de gordura branca que estão se formando abaixo dela. Além disso, suas íris já podem dilatar e contrair diante da luz e suas unhas começam ultrapassar as pontas dos dedos. Veja mais aqui.

– 32ª Semana – Seus órgãos continuam amadurecendo e as unhas e cabelos continuam crescendo. O bebê dorme até 90% do tempo. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. Veja mais aqui.

– 33ª Semana – Os movimentos do seu bebê vão ao cume nesta semana e se ele nascer a partir agora, terá boas chances fora do útero, pois seus pulmões já estão melhor desenvolvidos (mas não completamente!). Ele pesa em torno de 2100-2200 gramas e mede cerca de 41 cm dos pés à cabeça. Veja mais aqui.

– 34ª Semana – O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há franco o desenvolvimento da imunidade para lutar contra as infecções. Surgem as covinhas nos cotovelos e joelhos, e as pregas ao redor dos pulsos e do pescoço. Ele pesa quase 2,5 quilos e mede cerca de 43 cm da cabeça aos pés. Veja mais aqui.

– 35ª Semana – O bebê já tem mais 90% de chances de sobreviver se nascer agora. Os sistemas vitais estão quase totalmente maduros e desenvolvidos. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana. Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Veja mais aqui.

– 36ª Semana – Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto (encaixar) a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Veja mais aqui.

– 37ª Semana – A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Veja mais aqui.

– 38ª Semana – O bebê já é considerado “a termo”, ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. Entretanto se você irá fazer uma cesárea, a melhor época para agendar é na semana que vem! Existem comprovações científicas de que o benefício é sensível para o bebê. Veja mais aqui.

– 39ª Semana – A maior parte do vérnix (ou lanugo) já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas 5 fontanelas (também conhecidas por moleiras), que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. Veja mais aqui.

– 40ª Semana – O bebê pesa em torno de 3300 a 3700 gramas e mede cerca de 50-51 cm dos pés à cabeça. No momento do nascimento, o bebe tem cerca de 300 ossos. Alguns deles vão fundir com outros mais tarde, e isto explica o porque que os adultos possuem apenas 206 ossos no corpo. Veja mais aqui.

TOP