2º Trimestre

– 14ª Semana – O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios – inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. Veja mais aqui.

– 15ª Semana – Se você fizer um exame de ultrassom agora poderá notar seu bebê sugando o polegar. Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente; você pode ver vasos sanguíneos através da mesma. Veja mais aqui.

– 16ª Semana – Se esse é seu primeiro filho, talvez você ainda não perceba os movimentos. É absolutamente normal uma mamãe de primeira viagem não sentir os movimentos do seu bebê até a 22ª ou 24ª semana. Veja mais aqui.

– 17ª Semana – Abaixo da pele do seu bebê estão se formando depósitos de gordura na cor castanho. Isto lhe ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá de 2 a 6% de seu peso. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. Veja mais aqui.

– 18ª Semana – Seu bebê está perto das 260 gramas (um “Hamburgão”) e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face). Veja mais aqui.

– 19ª Semana – Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o “vérnix caseoso” na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com “requeijão cremoso” que protege a pele do feto – imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d’água! Veja mais aqui.

– 20ª Semana – Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de “lanugo”, aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. Veja mais aqui.

– 21ª Semana – A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face.  O bebê desenvolve nessa fase as papilas gustativas da língua e o desenvolvimento do cérebro e terminais nervosos já está avançado o suficiente para que o bebê tenha sensações de tato. Veja mais aqui.

– 22ª Semana – O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). Se ele é um menino, seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal. Veja mais aqui.

– 23ª Semana – Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Veja mais aqui.

– 24ª Semana – Seu corpo começa a produzir glóbulos brancos para combater as infecções. Os pulmões estão mais desenvolvidos, porém ainda são extremamente imaturos. Existem relatos de sobrevida de fetos nascidos com essa idade gestacional, porém a incidência de complicações neo-natais é altíssima. Veja mais aqui.

– 25ª Semana – As estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. Veja mais aqui.

– 26ª Semana – Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Veja mais aqui.

TOP